domingo, 13 de maio de 2007

IGREJA DE SÃO FRANCISCO


Identificação: Igreja de São Francisco/ Arquitectura Religiosa
Localização: Porto/ São Nicolau
Endereço: Rua Infante D. Henrique
Protecção: Classificado como Monumento nacional

A Igreja de São Francisco, a única de arquitectura
gótica na cidade do Porto, começou a ser edificada em 1383, tendo sido acabada em 1410.
A igreja está classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional desde
1910.
No reinado de D. Fernando procedeu-se à construção do templo que hoje subsiste. As obras iniciaram-se no ano da morte do rei, 1383, e prolongaram-se pelos primeiros anos do século XIV, entrando, provavelmente, pela segunda década. O resultado foi um templo de 3 naves de cinco tramos
[1], transepto saliente, profusamente iluminado e cabeceira tripartida, com capela-mor mais profunda, cintada por grossos contrafortes. O modelo planimétrico[2] adoptado não foi mais que o já ensaiado em variadíssimos templos góticos do país, a partir do gótico mendicante do século XIII. Mas a obra de São Francisco do Porto ajuda a caracterizar o Gótico nortenho da transição para a dinastia de Avis. Prova disso é o “lacrimal decorado com bolas” na parte superior das frestas da capela-mor1.
A importância desta igreja para o Porto e para toda a História da Arte portuguesa está bem expressa na atenção dada pela DGEMN aquando do restauro iniciado em 1957. Ao contrário da larga maioria dos nossos monumentos de origem medieval, em que toda a obra pós-medieval foi sacrificada, em São Francisco do Porto tudo se manteve.

[1] Cada uma das abóbadas de uma nave.
[2]
Concernente à planimetria (arte de medir as superfícies planas).

Vanessa, 8º 1, nº 22

Sem comentários: